Teatro Faresi
Av. Oceânica, 2717 - Ondina, Salvador - Bahia
ESPETÁCULO CÊNICO MUSICAL
CRIANCEIRAS
POESIAS DE MANOEL DE BARROS
MUSICADAS POR MÁRCIO DE CAMILLO
DEPOIS DE MUITOS ANOS DE SUCESSO, RODANDO O BRASIL, O ESPETÁCULO CRIANCEIRAS MANOEL DE BARROS RETORNA A SALVADOR!
Um projeto que musicaliza obras literárias para o público infantil, criando uma ponte entre poesia e melodia.
O projeto Crianceiras foi concebido para aproximar as crianças do universo artístico e literário, por meio da utilização de multilinguagens que despertem a curiosidade e o amor pelo mundo das artes. Idealizado e realizado pelo cantor e compositor sul-mato-grossense Márcio de Camillo, o projeto já possui dois CDs, sendo o primeiro inspirado na obra de Manoel de Barros e o segundo na de Mario Quintana. A ideia que deu origem ao primeiro CD surgiu da necessidade de Márcio aproximar a filha da poesia e também do desejo de reverenciar a obra de um dos maiores poetas brasileiros, o mato-grossense Manoel de Barros (1916 – 2014). Todo o projeto de musicalização foi acompanhado por Manoel de Barros, então vizinho e amigo de Márcio.
O espetáculo que percorre o Brasil há dez anos, além de animar e cativar o público com as poesias de Manoel de Barros, mescla elementos reais e virtuais. As personagens ilustradas por Martha de Barros, filha do poeta Manoel de Barros, saem do papel e ganham vida no palco, por meio de recursos digitais e de outras linguagens, interagindo com o cantor, músicos e atores ao longo do musical.
Indicado no “Prêmio de Música Brasileira” como melhor álbum infantil em 2012, as faixas do CD Crianceiras Manoel de Barros ganharam videoclipes que são transmitidos no canal Gloob, tornando a obra cada vez mais presente no cotidiano das crianças. “O projeto Crianceiras nasceu do desejo de reverenciar a obra de Manoel de Barros, por meio de minha música. Ao mergulhar em sua obra, percebi o quanto era lúdico aquele universo de encantamento e descobertas, vividas pelo poeta em sua infância pantaneira. Assim, surgiu a ideia de musicar sua obra para o público infantil, criando uma ponte entre a poesia e a melodia, de forma que seus versos pudessem ser entoados como o canto dos passarinhos, e levados com o vento, sem direção”.
O projeto ensina poesia e literatura de um jeito divertido, sem subestimar os pequenos, valorizando-os como seres humanos plenos e capazes de compreender poesia, até porque toda criança nasce meio poeta. Pais, mães e educadores sabem bem disso!
QUEM FOI MANOEL DE BARROS?
Manoel Wenceslau Leite de Barros, nascido em Cuiabá (MT), 19 de dezembro de 1916. É o mais aclamado poeta brasileiro da contemporaneidade nos meios literários. Brasileiro do século XX, pertencente, cronologicamente à Geração de 45. Recebeu vários prêmios literários, entre eles, dois Jabutis. Carlos Drummond de Andrade recusou o epíteto de maior poeta vivo do Brasil em favor de Manoel de Barros.
MÁRCIO DE CAMILLO
Idealizador do projeto Crianceiras
Diretor musical | Intérprete
Músico, compositor e instrumentista, Márcio de Camillo foi criado no Mato Grosso Sul. Lançou quatro CDs autorais e um DVD que foi gravado ao vivo em Campo Grande (MS). Dois de seus trabalhos que mais merecem destaque são o CD “Gerações” (2006), que conta a história da música sul-mato-grossense e o CD “Violas do Brasil” (2006) que reuniu, no Centro Cultural Banco do Brasil RJ, os principais violeiros brasileiros. Em 2008, Márcio percorreu quatro países – Espanha, Portugal, Itália e França – divulgando sua música e os instrumentos típicos de sua região, ampliando ainda mais seu raio de ação pela difusão da cultura regional, promovendo o acesso e o intercâmbio cultural. Estreou o primeiro programa de cultura regional, o “Meu Mato Grosso do Sul”, da TV Morena/Globo, como apresentador e curador, durante cinco anos.
LUIZ ANDRÉ CHERUBINI
Diretor Teatral
Luiz André é um dos fundadores do Grupo Sobrevento, companhia teatral especializada em teatro de bonecos e de animação. Com mais de doze anos de trabalho contínuo participou dos principais Festivais de Teatro brasileiros, leva em sua bagagem experiências adquiridas em diversas turnês internacionais. Dirigiu todos os espetáculos do Sobrevento, organizou Festivais Internacionais de Teatro de Animação e Mostra de Teatro para Bebês no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. Também foi curador de festivais realizados em diversas cidades do Brasil. Foi professor das cadeiras Teatro de Animação I e II na Escola de Comunicação e Artes - ECA - da Universidade de São Paulo – USP, em 2000.
MARTHA BARROS
Pinturas e Ilustrações
Carioca, com raízes em Campo Grande (MS), Martha Barros é formada em Biblioteconomia, mas foi na pintura que a artista encontrou sua verdadeira fonte de inspiração. Filha do poeta Manoel de Barros, Martha herdou do pai o lirismo e o gosto pelas coisas pequenas, pelo intocado, que a leva a recriar a inocência. A partir do “Livro das Ignorãças” e da capa de ”O livro de pré-coisas”, lançado em 1997, pela Record, a artista vem colocando suas ilustrações preciosas na obra do pai.
MEIA-ENTRADA NO TEATRO FARESI
Seguimos a Lei Federal 12.933/2013 e a Lei Municipal nº 9.763/2023, que garantem a meia-entrada para estudantes, idosos, professores e outros grupos previstos por lei.
📌 40% dos ingressos por evento são destinados ao benefício.
⸻
🎓 ESTUDANTE? SÓ COM A CIE OFICIAL!
Para ter direito à meia, é obrigatório apresentar a Carteira de Identificação Estudantil (CIE), emitida por:
• UNE, UBES, ANPG
• DCEs e CAs
• Aplicativos autorizados
⸻
👵🧒 IDOSOS E CRIANÇAS TAMBÉM TÊM DIREITO
• Idosos (+60): Documento oficial com foto.
• Crianças (de 0 a 11 anos e 11 meses): Documento com foto garante meia.
• A partir dos 12 anos, aplica-se a regra da meia-entrada estudantil.
⸻
👩🏫 PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Professores, coordenadores e pessoal de apoio (ativos ou aposentados) têm direito à meia.
Apresente:
Carteira funcional da instituição pública ou holerite + documento com foto.
⸻
♿ PESSOAS COM DEFICIÊNCIA TAMBÉM TÊM DIREITO
O benefício da meia-entrada também é garantido para pessoas com deficiência e, quando necessário, para seu acompanhante.
Apresente:
• Documento oficial com foto
• Comprovante de benefício (como BPC/INSS) ou laudo médico que ateste a condição
⸻
🧑🎓 JOVENS DE 15 A 29 ANOS COM ID JOVEM
Se você tem entre 15 e 29 anos e está inscrito no CadÚnico, tem direito à meia-entrada.
Apresente:
• ID Jovem válida (emitida via aplicativo ou site gov.br)
• Documento oficial com foto
📜 Conforme a Lei nº 12.852/2013 e Decreto Federal nº 8.537/2015
⸻
⚠️ APRESENTE O DOCUMENTO NA ENTRADA
A comprovação do direito à meia-entrada é obrigatória no momento do acesso ao evento.
Leve seu documento físico ou digital com validade.
🛑 O Teatro FARESI poderá não permitir o acesso com meia-entrada se a documentação não for válida.