Teatro Oficina do Estudante Iguatemi
Av. Iguatemi, 777, Vila Brandina, Campinas - São Paulo
Espetáculo “Ópera do Malandro”, da Cia. Bravo de Teatro Musical, será apresentado no Teatro Oficina do Estudante - Iguatemi, nos dias 25 e 26/10
Montagem inédita da companhia de Campinas traz elenco com mais de 50 artistas da região.
Campinas recebe, nos dias 25 e 26 de outubro, uma montagem inédita de um dos maiores sucessos do teatro brasileiro: “Ópera do Malandro”, clássico musical de Chico Buarque. O espetáculo será apresentado no Teatro Oficina do Estudante – Iguatemi e promete encantar o público com uma produção grandiosa, reunindo mais de 50 atores, cantores, bailarinos e instrumentistas, todos artistas locais.
A realização é da Cia. Bravo de Teatro Musical, que desde sua fundação se destaca pela produção de musicais de grande porte, com montagens que valorizam os talentos da região.
Escrita em 1978, a “Ópera do Malandro” é uma adaptação livre de Chico Buarque inspirada em “A Ópera dos Mendigos”, de John Gay, e “A Ópera dos Três Vinténs”, de Bertolt Brecht e Kurt Weill. Na nova montagem da Bravo, a direção é de Juliana Hilal, a direção coreográfica de Tutu Moras e, a direção musical de Danilo Demori, com preparação vocal de Marília Andreani.
Com banda ao vivo, o espetáculo revive sucessos marcantes do cancioneiro nacional, como “Folhetim”, “Teresinha”, “Geni e o Zepelim” e “Homenagem ao Malandro”, todos compostos por Chico Buarque. Seguindo a tradição da companhia, o musical ganha uma encenação dinâmica, com humor, energia cênica e coreografias envolventes, com foco no suíngue e na brasilidade.
Sinopse
A trama se passa na década de 1940, em um Brasil marcado pela prostituição e pelo contrabando, um cenário que ainda encontra ecos na atualidade.
O enredo gira em torno de Duran, um cafetão que se apresenta como respeitável comerciante, e sua esposa Vitória. A filha do casal, Teresinha, apaixona-se por Max Overseas, um golpista que mantém conchavos com o chefe de polícia, inspetor Chaves. O universo da peça também apresenta prostitutas disfarçadas de vendedoras de boutique e a icônica travesti Geni, personagem central de um dos momentos mais memoráveis da obra, na canção “Geni e o Zepelim”.
A narrativa expõe, com ironia e musicalidade, um país permeado por corrupção, acordos obscuros e contradições sociais, em uma crítica atemporal, na verdade mais atual do que nunca.
Sobre a Bravo Teatro Musical
A Bravo é uma companhia de teatro musical sediada em Campinas, SP. Criada em 2015, realiza montagens profissionais e acadêmicas, além de cursos, oficinas e performances, sempre com excelência, bom humor e acreditando no poder transformador da arte. A companhia já levou mais de 20 mil pessoas aos teatros em suas montagens: “Minha Mãe e Meus Pais” (2015/16) - uma adaptação do musical Mamma Mia!, “Deu a Louca no Convento” (2016/17) - uma adaptação do musical Mudança de Hábito, “Godspell” (2017/18), “A Pequena Loja dos Horrores” (2018), “A Família Addams” (2018/19), “Anna e a Rainha do Gelo” (2019-2022), baseada no musical Frozen, "O Mágico de Oz" (2023), “L’Amour en Rouge” (2023/24) e “Witches”, baseado no musical Wicked (2024).
REGRAS PARA MEIA-ENTRADA:
Estudantes (Com Carteira de Identificação Estudantil)
Pessoas com deficiência, inclusive seu acompanhante quando necessário. Jovens com idade de 15 a 29 anos de baixa renda inscritos no Cadastro Único Para Programas Sociais do Governo Federal (Mediante a apresentação da Identidade Jovem, acompanhada de documento de identificação com foto expedido por órgão público e válido em todo o território nacional)
Idosos e Terceira Idade (Cartão de Aposentado ou RG para maiores de 60 anos)
Professores Rede Pública (Holerite ou Documento que comprove)
Diretores, Coordenadores Pedagógicos, Supervisores e titulares de cargos do quadro de apoio das escolas das redes estadual e municipais, de acordo com a Lei Estadual 15.298/14.
(O direito ao benefício da meia-entrada é assegurado em 40% (quarenta por cento) do total dos ingressos disponíveis para cada evento)
REGRAS PROMOCIONAIS:
Clientes Oba Hortifrúti: 50% de desconto no valor integral do ingresso. Para garantir esse benefício, é necessária a apresentação do cupom com o valor mínimo de R$ 30,00, que deve ter sido emitido no máximo 30 dias antes da data do espetáculo escolhido. Válido para compra de até 02 ingressos por sessão na bilheteria do Teatro Oficina do Estudante Iguatemi. As compras deverão ser realizadas nas lojas Oba Hortifrúti de Campinas.
Ingresso artista - 50% de desconto para artistas com DRT (obrigatória a apresentação do registro).