APÓS SUCESSO INTERNACIONAL, COMPLETANDO SETE ANOS EM CARTAZ E COM MAIS DE 70 MIL ESPECTADORES, O ESPETÁCULO ‘TOM NA FAZENDA’ ESTÁ EM TURNÊ PELO BRASIL E CHEGA EM PETRÓPOLIS PELA PRIMEIRA VEZ, NO TEATRO IMPERIAL, EM 2 APRESENTAÇÕES. O espetáculo é vencedor dos prêmios da Associação de Críticos de Teatro de Québec, Cesgranrio, Shell, APTR, Botequim Cultural, Questão de Crítica, Cenym e APCA.
Uma das peças mais aplaudidas e premiadas desde sua estreia em 2017, Tom na Fazenda acaba de voltar de uma turnê de 27 cidades, passando pela França, Bélgica e Suíça. A montagem, idealizada por Armando Babaioff com direção de Rodrigo Portella, já foi assistida por mais de 70 mil pessoas e traz
no elenco Denise Del Vecchio, Iano Salomão e Camila Nhary, além do próprio Babaioff, em um drama forte e potente que aborda questões cruciais e contemporâneas, como a homofobia e o patriarcado, entranhado em complexas dinâmicas familiares, por meio de uma encenação envolvente, impactante e com alto rigor artístico, que atrai e cativa os espectadores.
Tom na Fazenda é baseada na obra "Tom à la Farme" , do autor canadense Michel Marc Bouchard. Foi numa conversa com um amigo que Babaioff tomou conhecimento do filme Tom na Fazenda (2013), adaptação da peça homônima, com direção do franco-canadense Xavier Dolan. Michel Marc Bouchard, autor da obra original, sintetiza a essência do espetáculo em uma frase poderosa: "homossexuais aprendem a mentir antes mesmo de aprender a amar". Esta citação resume a dor e os conflitos internos vividos não só pelo personagem central, Tom, mas por diversos jovens, diariamente, em todos os lugares.
Em cena, o publicitário Tom (Armando Babaioff) vai à fazenda da família para o funeral de seu companheiro. Ao chegar na casa, descobre que a sogra (Denise Del Vecchio) nunca tinha ouvido falar de sua existência e tampouco sabia que o próprio filho era gay e para piorar: descobre que ela está a espera de Helen (Camila Nhary), a "namorada" do seu filho morto. Nesse ambiente rural e austero, Tom é envolvido numa trama de mentiras criada pelo truculento irmão (Iano Salomão) do falecido, estabelecendo com aquela família relações de complicada dependência. A fazenda, aos poucos, vira cenário de um jogo perigoso, onde quanto mais os personagens se aproximam, maior a sombra de suas contradições.
“Todo redemoinho que devastará a vida dos que fogem das normas surge no núcleo de suas próprias famílias”, comenta Rodrigo Portella, que opta, mais uma vez por uma encenação com poucos elementos para que as sutilezas das relações propostas pelo texto se sobressaiam. “Bouchard compôs uma obra de estrutura impecável. Ele vai fundo nas contradições dos seus personagens, o que os torna muito próximos de nós e ele traz o problema para dentro das casas, para o núcleo familiar maisíntimo, que todos nós conhecemos”, acredita o diretor.
O espetáculo ‘Tom na Fazenda’ é vencedor do Prix de la Critique - Melhor Espetáculo de 2018 / Association Québécoise des Critiques de Théâtre (AQTC) , além do Prêmio APCA , Prêmio Shell de Teatro, Prêmio Cesgranrio de
Teatro e Prêmio APTR de Melhor Espetáculo, Ator, Direção, entre outros.
REGRAS PARA MEIA-ENTRADA:
Estudantes (Com Carteira de Identificação Estudantil)
Pessoas com deficiência, inclusive seu acompanhante quando necessário. Jovens com idade de 15 a 29 anos de baixa renda inscritos no Cadastro Único Para Programas Sociais do Governo Federal (Mediante a apresentação da Identidade Jovem, acompanhada de documento de identificação com foto expedido por órgão público e válido em todo o território nacional)
Idosos e Terceira Idade (Cartão de Aposentado ou RG para maiores de 60 anos)
Professores Rede Pública (Holerite ou Documento que comprove)
Diretores, Coordenadores Pedagógicos, Supervisores e titulares de cargos do quadro de apoio das escolas das redes estadual e municipais, de acordo com a Lei Estadual 15.298/14.
(O direito ao benefício da meia-entrada é assegurado em 40% (quarenta por cento) do total dos ingressos disponíveis para cada evento)
Comprovar residência em Petrópolis não garante direito à meia-entrada em eventos culturais ou de entretenimento.
Descontos ou promoções são aplicados exclusivamente pelos organizadores dos eventos e informados na plataforma de vendas.